Coordenadores de Fases do Curso de Pedagogia

Coordenadores de fase designados pela PORTARIA N.º 32/2025/CED, DE 05 DE MAIO DE 2025, alterada pela PORTARIA N.º 86/2025/CED, DE 04 DE SETEMBRO DE 2025:

1ª Fase – Astrid Ávila astrid.avila@ufsc.br / abaeckeravila@gmail.com

2ª Fase – Eneida Oto Shiroma eneida.shiroma@ufsc.br

3ª Fase – Wellington Oliveira Dos Santos wellington.oliveira@ufsc.br

4ª Fase – Lilane Maria de Moura Chagas lilanemoura@gmail.com

5ª Fase – Ângela Della Flora angela.della.flora@ufsc.br

6ª Fase – Marcelo Feldhaus marcelo.feldhaus@ufsc.br

7ª Fase – Carolina Picchetti Nascimento carolina_picchetti@hotmail.com

8ª Fase – Simone Vieira de Souza simone.souza@ufsc.br simonesouza.ufsc@gmail.com

9ª Fase – Patrícia Laura Torriglia patrilaura@gmail.com patrilaura18@gmail.com

Portaria_032_2025_-_Coordenacao_de_Fases_Pedagogia_

Portaria_086_2025_-_Altera_Portaria_32.2025_Coordenacao_de_Fases_Pedagogia

O coordenador de fase do curso de Pedagogia na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é responsável por supervisionar as atividades específicas do curso, assegurando que ele esteja em conformidade com as diretrizes e currículo estabelecidos. Além disso, o coordenador atua como interlocutor do curso, promove a integração com os departamentos, acompanha a avaliação do curso e zela pelo cumprimento do regulamento junto a alunos e professores. 

Em detalhes, as atribuições do coordenador de fase incluem:
  • Supervisão das atividades:

    O coordenador acompanha e supervisiona as atividades pedagógicas do curso, garantindo que elas estejam alinhadas com o projeto pedagógico e as necessidades dos estudantes. 

  • Avaliação e reestruturação curricular:

    Ele participa do processo de avaliação do curso e propõe mudanças no currículo, quando necessário, sempre buscando a melhoria contínua do curso. 

  • Integração com departamentos e outros setores:

    O coordenador atua como elo entre o curso de Pedagogia e outros departamentos da universidade, facilitando a comunicação e a colaboração entre eles. 

  • Acompanhamento dos alunos:

    Ele pode auxiliar os alunos em questões pedagógicas e orientá-los em suas trajetórias acadêmicas, buscando a redução da evasão e a melhoria do desempenho. 

  • Interlocução e divulgação:

    O coordenador atua como porta-voz do curso, representando-o em reuniões e eventos, e divulgando informações importantes para alunos e professores. 

  • Coordenação de atividades teórico-metodológicas:

    Ele organiza e supervisiona as atividades relacionadas à parte teórica e metodológica do curso, garantindo que os alunos tenham acesso a conteúdos relevantes e atualizados. 

  • Implementação de políticas e programas:

    O coordenador pode participar da implementação de políticas e programas institucionais, como ações afirmativas e programas de acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes. 

Em resumo, o coordenador de fase do curso de Pedagogia na UFSC desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade do curso, na articulação entre os diversos setores da universidade e no apoio aos alunos em sua jornada acadêmica